“Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções.”
A busca do ser humano pelo prazer, pela felicidade, pela liberdade, pela aceitação, pela plenitude… O que leva um ser humano sadio e inteligente, a buscar esse caminho tão perigoso?
O abismo está logo ali, ao lado do primeiro gole, trago, e mais recentemente com o terror das drogas sintéticas, o primeiro comprimido, a primeira bala…
Este sentimento de impotência diante deste monstro que espreita nossos jovens, cheios de curiosidades, inseguranças, incertezas; me atordoa.
Eu atravessei esta avenida na minha juventude de forma rápida e desinteressada, mas assisti pelo caminho, tropeços, algumas perdas irreparáveis, e algumas batalhas que deixaram suas marcas, até hoje. Apesar da escolha ser individual, sabemos que esta situação afeta uma rede de conexões: saúde, amigos, parentes, amores, colegas, trabalho… o futuro.
Abrir o canal do diálogo, fortalecer a espiritualidade, conscientizar e mostrar as fontes de real e duradouro prazer: amor, amigos, trabalho, conhecimento; são as armas desta batalha de vida ou morte.
Sem hipocrisia! O assunto não está distante, está aqui ao lado, em casa, com um colega, do outro lado da rua, na saída da escola!
Não dá para entrar em pânico, nem fingir que não vê.
Tolerância zero, com sabedoria.