Santo de Casa faz milagre?

Fazia tempo que ela não aparecia…
10 de abril de 2015
Família, tudo junto e misturado, sempre.
12 de abril de 2015

Santo de Casa faz milagre?

Quem já não viveu esta experiência de que “Santo de casa não faz milagre”?
Eu conheci um judeu que dizia de outro jeito; “Prata da casa não brilha!”.
De um jeito ou de outro, a realidade é uma só, em geral escutamos melhor quem é menos íntimo, quem vem de fora, independente de quão fora seja.
Desde os tempos dos profetas, era mais fácil pregar fora de sua terra. Até hoje músicos fazem uma carreira brilhante no exterior e em casa mediana. Em casa, no trabalho – seja como for, o que vem de fora parece que vem sempre em vantagem.
Todos sabemos que no fim, nem sempre é verdadeiro; mas a princípio, parece ser.
Acho que não conseguimos separar aquilo tudo que já conhecemos de determinada pessoa (história, passado, origem, erros, acertos) e dar o devido valor ao assunto do momento, em questão.
É uma coisa delicada, mas temos esta tendência de achar o que vem de fora, é melhor de alguma maneira.Talvez porque nem sempre seja fácil aceitar que alguém muito próximo conseguiu ver uma solução, uma resposta, um caminho antes de você mesmo.
Em geral misturamos as cestas do racional e do emocional, e aí, realmente nossa capacidade de julgamento cai, é inevitável.
Neste cenário, é muito sadio que alguém de fora se pronuncie, mesmo que a mesma ideia, mas com outras palavras.
Afinal, santo de casa não faz milagre mesmo.
Isso vale na educação dos filhos (pedir para uma amiga em comum, ou tio querido abordar o assunto de vez em quando), na empresa (um fornecedor de confiança pode ajudar a aprovar uma ideia), com funcionários e fornecedores, simplesmente mudar o interlocutor.
Mesmo que no fundo, seja você, o santo do milagre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *